• Fabio Tavares

1o Dia – Tambaú à Vargem Grande, com 56km





Com os preparativos finais, acabei iniciando o Caminho um pouco mais tarde na manhã de sexta. Ainda precisei retirar o passaporte em Tambaú, para poder dar início aos registros dos carimbos em cada cidade. Com um percurso bem tranquilo, acabei chegando em Casa Branca com cerca de 4h45, um pouco abaixo do previsto. Imagino que devo ter acelerado em algum momento, já que o trecho era quase sem desnível altimétrico.


Fiz o registro no santuário de Casa Branca, onde já tinha me programado para um lanche mais reforçado e uma parada de descanso um pouco mais longa. O lanche eu segui à risca, mas a acabei mudando um pouco a estratégia de parada, pois decidi fazer um trecho um pouco mais longo nesse dia. Descansei apenas 15 minutos, logo depois da minha pequena refeição, que consistiu basicamente em atum com batata doce mais isotônico.





Interessante que muitas pessoas estão me perguntado sobre meu cardápio do Caminho. No desjejum, basicamente será pão integral – quando tiver – ou pão francês com queijo e café. Só isso. Nada de fruta, porque venho numa dieta balanceada que vou tentar seguir. Isso porque nos próximos dias serão de caminhadas que, embora longas, não vão envolver performance. Então, vou continuar seguindo minha dieta. Nada de leite, de presunto ou gordura, para evitar picos fora da minha dieta.



Voltando ao trajeto. De Casa Branca segui por cerca de 15km até Itobi, onde fiz mais uma pausa pra lanche e pra esticar as pernas. O trecho era bem sinalizado e tranquilo, apenas cortei um asfalto para pegar a estrada de barro de novo, passando por alguns bairros agrícolas. O Sol baixou e eu ainda pude caminhar pela sombra de uma mata que acabava protegendo boa parte da estrada. Como eu tinha decidido esticar um pouco o dia, reduzi a velocidade, já sabendo que deveria andar até pelo menos 8h da noite.


Depois de Casa Branca, com cerca de 2h de caminhada, continuei me hidratando com cerca de 600ml de água por hora. Estava quente, mas não muito. Caso a temperatura subisse eu também aumentaria o volume de água gradativamente. Só voltei a comer quando o relógio bateu 3h de caminhada, para quando eu já tinha reservado uma bisnaguinha com presunto Parma. Me programei para revezar isso a cada 3h com um carboidrato, intercalando com uma proteína ou uma lata de atum.


Apesar da programação, não levei nesse primeiro trecho para evitar peso na mochila, já que o percurso era relativamente leve. Voltaria a comer 3 horas mais tarde, quando poderia repetir o atum com batata doce ou parar em algum restaurante e escolher arroz com frango grelhado. Se por ventura, no final do dia, estivesse muito debilitado, ainda poderia escolher no meu cardápio uma palatinose ou um reforço de carbo. Mas só se sentisse uma baixa de carboidrado. Do contrário, devo evitar e trocar por um reforço de shake de proteína.



Já em Itobi tudo foi bem tranquilo, passando pela igreja e pelas sinalizações bem fáceis de encontrar. Em menos de 500 metros já estava fora da cidade, entrando em um caminho bem bonito, por canaviais em estradão pouco movimentado e uma vista bem bonita. Consegui andar numa média de 5km por hora, trotando apenas no plano ou em algumas descidas bem leves.

Com o cair da noite, a falta de luz e a mudança no percurso me deixaram meio puto no último trecho. Não pela escuridão em si, mas por uma certa falta de segurança. Isto porque, de Itobi para Vargem Grande o Caminho passa por um trecho de asfalto sem acostamento e, já perto de Vargem Grande, tem um trecho bem chato e um pouco perigoso, por conta dos caminhões. Quando consegui algum sinal de celular, não tive dúvida e liguei para meu amigo Robson, avisando que tinha resolvido parar um pouco mais cedo, mas apenas 4km menos do planejado. O Robson está me apoiando nesse começo de percurso, me ajudando com toda a logística.

Foram 56km de um bom início desse Caminho da Fé.

47 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Página dedicada para acompanhar minha peregrinação no Caminho da Fé

Iniciando na cidade de Tambaú atá Aparecida, 420km em 10 dias.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon