• Fabio Tavares

Programação do dia-a-dia

Olá Pessoal,


Alguns amigos estão me questionando como será meu dia-a-dia e também mais detalhamento da programação completa. Dessa forma, estou escrevendo esse post para complementar o anterior onde falava de planejamento. Porém minha programação ainda esta muito viva, tenho alguns detalhes em aberto que podem influenciar em alguma alteração e ajuste do detalhamento a seguir.


A estratégia da minha peregrinação será iniciar o dia de caminhado cedo, percorrer em meia 4-5hs pela manhã (7:30-12:30). Pretendo ao final da manhã efetuar uma parada programada para almoço e descanso, geralmente em cidades com a infraestrutura básica para esse apoio. Na sequência, andar por mais umas 4hs até chegar no destino de pernoite antes do anoitecer. Em alguns dias específicos existe a possibilidade de caminhar durante a noite, para isso preciso me preparar para levar uma iluminação adequada (headlamp) e também estar preparado para variação de temperatura.



1º Dia:


Iniciarei o trajeto em Tambaú, interior de São Paulo. O primeiro dia será longo e bastante km, porém pretendo aproveitar o fato de ainda estar descansado e também a altimetria favorável do percurso. Será um trecho dividido em duas partes, com a parada programada em Casa Branca e na sequência destino final em Vargem Grande do Sul para pernoite. Nesse dia, serão 54 km e com possibilidade de caminhar um pouco durante a noite.


2º Dia:


O segundo dia será bem diferente do primeiro. Além de ser mais curto, o terreno será bem mais acidentado, pois pegarei uma subida forte já saindo de Vargem Grande. Isso implica em um esforço físico diferenciado, onde com certeza fará diferença uma boa noite de sono no dia anterior e também um café da manhã reforçado. Nesse dia serão 43km até Águas de Prata, com uma pausa para almoço em São Roque da Fartura, porém com uma caminhada concentrada mais na parte da manhã.


3º Dia:


Teremos um dia com uma subida forte, porém uma quilometragem menor comparada aos dias anteriores. Um grande diferencial será a necessidade de maior planejamento, pois levarei o almoço na mochila, bem como todos os lanches para esse trecho. Serão 34km, provavelmente um dos dia mais difíceis levando em consideração a logística, quilometragem e principalmente altimetria.


4º Dia:


O quarto dia teve um planejamento especial, pois tive que encaixar toda a logística para pernoite em Ouro Fino para um jantar com um amigo muito especial. Também será um dia com menos quilometragem aos anteriores, e também com menos altimetria. Passarei por Serra dos Limas, Barra, Crisólia e finalmente chegando em Ouro Fino com um total de 43km.


5º Dia:


Devido a programação do dia anterior e também para quebrar uma sequência, pretendo iniciar o dia um pouco mais tarde e seguir por um trajeto mais tranquilo que os demais até chegar em Borda da Mata.


6º e 7º Dia:


Ao sexto dia, voltarei a rotina pesada de trechos com bastante altimetria. O almoço seria em Tocos e o fim do percurso em Estiva, totalizando 39km. O sétimo dia será de continuidade, mais 44km até Paraisópolis, com pausa em Consolação para o almoço.


8º - 10º Dia:


Por conhecer bastante esse trecho, considero-o bastante desafiador. Não será fácil encarar a subida da Luminosa depois desses longos dias de caminhada. Aqui tenho duas opções para continuar minha reta final para Aparecida, porém tenho como principal plano o pernoite em Campos de Jordão. Demais dias serão bem tranquilos em relação a rodagem e altimetria, porém alguns trechos de estrada asfalto que é um tipo de terreno que não me agrada. Meu planejamento inicial era o ramal de Pinda, porém estou analisando uma outra ramificação que me parece bem mais interessante, devo decidir nos próximos dias ou mesmo durante os trechos.



Essa semana já começou aquela sensação gostaria de proximidade do início, uma mescla de ansiedade, alegria, medo e emoção. Não vejo a hora de começar minha caminhada, registrar os momentos especiais, encontrar com outros peregrinos e viver essa experiência única.


Em breve escreverei mais notícias, inclusive uma surpresa que estou bem animado e espero que todos os amigos abracem essa nova iniciativa, aguardem :)


Abcs, Fábio Tavares

75 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Página dedicada para acompanhar minha peregrinação no Caminho da Fé

Iniciando na cidade de Tambaú atá Aparecida, 420km em 10 dias.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon