• Fabio Tavares

Momento Reflexão – Caminho imitando a vida



Tava aqui andando e pensando, fazendo uma associação. Às vezes, na nossa vida social ou profissional, a gente acredita em alguma coisa. A gente cria um plano, traça objetivos e vai. A gente se engaja nesse plano, começa determinado, só que nem tudo é perfeito. Nem tudo acontece conforme o plano inicial. Então, chegam os imprevistos, as dores, os incidentes e que, muitas vezes, fazem com que a gente desista e não siga, porque a gente pensa que não vai dar certo.


Eu trouxe isso de volta no Caminho da Fé. Tem muita gente que quer fazer, que acredita, que gostaria, mas que não sai do plano. Alguns outros conseguem sair do plano, empolgados, iniciam a peregrinação, mas em algum momento, percebem que não é aquilo o que tinham imaginado.

Usam argumentos do tipos “Ah! Mas esse trecho é ruim”; “Estava muito calor”; “Ah! Mas a bolha”. Da mesma forma, esses exemplos são como na vida, seja um casamento, o trabalho, plano de negócios, férias, nem tudo são flores.




No Caminho, em algum momento você está feliz pra caramba, encontra um peregrino pra conversar, passa por um trecho bonito, o clima está ameno, você está bem alimentado. Mas nem sempre vai ser assim.




Vão ter momentos em que você tem sede, mas não tem água. Em outros, você está com fome e não tem aquilo que você quer comer. Tem momentos que você está sozinho, mas não queria estar sozinho. Um momento, ou vários momentos, seu pé está doendo bastante, com bolhas, infeccção e você queria estar numa piscina ou numa praia. O Caminho tem altos e baixos também.


Trago bastante essa comparação do Caminho com a vida real, que tem altos e baixos. Mas essas coisas passam. Você tem que ter um pouco de determinação, acreditar sempre no seu objetivo final. Pensar em cada dia, cada etapa, e ir quebrando o objetivo principal em pequenas metas. Nunca saí de Tambaú pensando algo do tipo “Nossa, faltam 420 quilômetros pra Aparecida!”. Tive momentos em que meu objetivo era só chegar na próxima padaria. Assim segui, com pequenas metas, mas claro, sempre com o objetivo final em mente.

24 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Página dedicada para acompanhar minha peregrinação no Caminho da Fé

Iniciando na cidade de Tambaú atá Aparecida, 420km em 10 dias.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon